segunda-feira, 14 de setembro de 2009

EDUCAÇÃO

09/09/09

Escola Saint Hilaire prepara alunos para a Bienal
Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro, deram continuidade, na tarde de hoje, 9, à atividade Vivências nas Escolas. A ação ocorre desde ontem, 8, e faz parte da programação da 7ª Bienal do Mercosul, que será realizada entre 16 de outubro e 29 de novembro, na Capital.

Hoje à tarde, professores de arte da instituição e mediadores da Fundação Bienal deram início aos trabalhos ao programarem um labirinto dentro de uma sala escura, com panos e máscaras pendurados, cordas no chão e muitos ruídos, como o chiado de um rádio, além de apitos e música alta. A brincadeira dura cerca de 5 minutos e atende até seis alunos de uma só vez.

Estranhamento - De acordo com uma das mediadoras, Isadora de Los Santos, a proposta da ação é provocar o estranhamento nos estudantes, oportunizando uma experiência sensorial e emotiva diferente do que estão acostumados. “Essa vivência permite que eles questionem a ideia de que arte é só ver, mas, ao contrário, devem usar todos os sentidos e interagir com o ambiente”, esclarece.

Simultaneamente, do lado de fora da sala escura, há uma fila de alunos à espera do desconhecido. A coordenadora cultural da instituição, Leila Teixeira, destaca que as reações iam da curiosidade ao medo. “É surpreendente a criatividade deles, a imaginação só com a expectativa do que podem enfrentar ali dentro. É um verdadeiro despertar para a Bienal”, assegura.

Com Paola Macedo, 11 anos, não foi diferente. “Eu estava com muito medo, parecia um filme de terror, mas foi muito bom, é algo que eu nunca tinha visto”, conta. A amiga Letícia de Oliveira, 12, concorda: “Teve um momento que eu pisei no chão e parecia que tinha cobras, mas eram só cordas”, sorri.



Reportagem tirada do site da SMED

Nenhum comentário: